O SETOR PORTUÁRIO DE SERGIPE E ALAGOAS: MODERNIZAÇÕES, PONTOS DE ESTRANGULAMENTO E FLUXOS DE MERCADORIAS
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O SETOR PORTUÁRIO DE SERGIPE E ALAGOAS: MODERNIZAÇÕES, PONTOS DE ESTRANGULAMENTO E FLUXOS DE MERCADORIAS
THE PORT SECTOR OF SERGIPE AND ALAGOAS: MODERNIZATIONS, BOTTLENECKS, AND FLOW OF GOODS
Autoria: Ronald dos Santos Pereira, Eidy Edwain Arndt Semoto e Sulamita Oliveira Simões
Resumo: A reestruturação econômica, as tecnologias de circulação e informação, a grande capacidade dos navios cargueiros e a otimização da logística têm gerado intensas repercussões nos fluxos e no comércio. Atualmente, é possível transportar grandes quantidades de cargas em menos tempo e com custos reduzidos. Isso favorece o reabastecimento rápido dos estoques e diminui a necessidade de armazenagem em larga escala. Muitas vezes as estratégias logísticas ajudam a mitigar os pontos de estrangulamento no sistema de transportes e armazenamento, sem, no entanto, trazer melhorias nas infraestruturas. O setor portuário e marítimo é relevante para o desenvolvimento econômico, todavia, verifica-se que os investimentos públicos e privados são insuficientes e o modelo de concessão neoliberal prejudica a economia brasileira e, em especial, dos estados de Sergipe e Alagoas. Diante disso, o objetivo principal deste artigo é analisar a dinâmica portuária e marítima de Sergipe e Alagoas, com foco nos fluxos de mercadorias, nos pontos de estrangulamento e nas modernizações recentes. Para alcançar o objetivo proposto, a metodologia utilizada incluiu pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e entrevistas, coleta de dados secundários, elaboração de tabelas e mapas e sistematização das informações.
Abstract: Economic restructuring, circulation and information technologies, the large capacity of cargo ships, and logistics optimization have generated intense repercussions on flows and trade. Currently, it is possible to transport large quantities of goods in less time and at reduced costs. This facilitates rapid stock replenishment and decreases the need for large-scale storage. Often, logistics strategies help mitigate bottlenecks in the transportation and storage system, yet without improving infrastructure. The port and maritime sector is vital for economic development; however, it is observed that public and private investments are insufficient, and the neoliberal concession model harms the Brazilian economy, particularly in the states of Sergipe and Alagoas. In this context, the main objective of this article is to analyze the port and maritime dynamics of Sergipe and Alagoas, focusing on the flow of goods, bottlenecks, and recent modernizations. To achieve the proposed objective, the methodology used included bibliographic research, fieldwork, interviews, secondary data collection, preparation of tables and maps, and systematization of information.
Palavras-chave: Sergipe; Alagoas; Transporte Marítimo; Portos; Desenvolvimento.
Keywords: Sergipe; Alagoas; Maritime Transport; Ports; Development.
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