Atuações e Perspectivas

O LABORATÓRIO ABRIGA

Projeto de Extensão: Blog GeoEconômica (5 horas);

Projeto de Pesquisa: Circulação, Transporte e Logística: fluidez e competitividade territorial (20 horas);

Projeto de Livro: Circulação, Transportes e Logística no Brasil (5 horas);

Núcleo de Publicações do GEDRI/LABCIT/Editora Insular/Editora Outras Expressões.

Atividades com a Graduação em Geografia

Monitoria da Disciplina de Geografia Urbana (com bolsista e voluntário);

Monitoria (esporádica) da Disciplina de Geografia do Comércio e Serviços (monitoria voluntária);

Seminário para Graduação em Geografia: Seminários de Geografia Urbana (ocorre quinzenalmente);

Estágio Docência entre alunos da Pós-Graduação em Geografia e alunos da Graduação em Geografia (Geografia Urbana e Geografia do Comércio e Serviços);

Espaço para desenvolvimento de monografias de Iniciação Científica e TCCs;

Espaço para Minicursos e de integração entre graduação e pós-graduação;

Pequena biblioteca com livros, teses, dissertações, revistas etc. para consulta pela comunidade.

OBSERVAÇÃO: O espaço também serve esporadicamente para aulas com a graduação, especialmente para filmes e uso de softwares especializados.

Atividades com a Pós-Graduação (Mestrado, doutorado e pós-doutorado)

​Pesquisa e elaboração de teses e dissertações

Defesas de qualificações de teses e dissertações;

Abriga disciplinas da pós-graduação ligadas as temáticas do Labcit e Gedri;

Seminários da pós-graduação: desenvolvimento Econômico e desenvolvimento urbano e transportes.

Materiais Disponíveis

Computadores, Impressoras, Biblioteca, Internet, Softwares especializados.

Planejamento Futuro

​Agregar mais docentes e discentes da graduação e da pós-graduação ao Laboratório; Implantar o Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Urbano e Mobilidade; Agregar mais discentes com pesquisas de TCC e Iniciação Científica; ampliar o recebimento de mais estudantes estrangeiros e de outras instituições do Brasil e ampliar a rede de integração científica.

Conexões externas e internacionalização

​O Laboratório é integrado ao Núcleo de Transportes (NETRANS) da Universidade de Sergipe (UFS), realizando tanto Labcit como o Gedri atividades (pesquisa e extensão) entre departamentos e instituições (Unicentro, Unila, UFS, UFPA, UEMS, UNESP, UFRJ e UFPEL).

O Laboratório recebeu em 2017/2018 dois doutorandos estrangeiros (Portugal e México) e um pós-doutorando da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). O mesmo ainda é um espaço para professores visitantes, graduandos em mobilidade estudantil, mestrandos, doutorandos e estagiários de pós-doutorado de outras instituições do Brasil e do exterior.