Apresentação
Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária
Karl Marx
O Laboratório de Estudos sobre Circulação, Transporte e Logística (LABCIT) se constitui como espaço de interação entre pesquisadores, professores, estudantes e comunidade oferecendo suporte para atividades de pesquisa, ensino e extensão.
A criação do laboratório, em 2010, surge do Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional e Infraestruturas (GEDRI). O GEDRI foi constituído em 2005 na Universidade Estadual Paulista (UNESP) e desde essa data possui registro de certificação do CNPq e da Universidade. Em 2010 o GEDRI muda-se para a UFSC e, com isso, dá origem ao LABCIT e ao NETRANS (Núcleo de Estudos sobre Transportes), com sede na Universidade Federal de Sergipe (UFS) e depois transferido para a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). O LABCIT possui características interdisciplinares e interinstitucionais, pois congrega pesquisadores de diferentes áreas de estudo e de instituições de ensino e pesquisa.
Nos anos de existência foram realizados ininterruptas pesquisas, extensões e atividades de ensino relacionadas à Geografia Econômica, Geografia Urbana e Geografia Regional, como: circulação, transportes, logística, infraestruturas, desenvolvimento urbano e regional. Muitos desses projetos contaram com financiamento das duas maiores instituições de fomento do Brasil, como CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).
O GEDRI/LABCIT é responsável pela formação de diversos docentes e pesquisadores de instituições públicas e privadas, por meio de cursos de graduação, mestrado, doutorado e pesquisas de pós-doutorado. O grupo atua em formação de graduação e pós-graduação e realiza parcerias internacionais com grupos de pesquisa e formação de pós-graduandos (intercâmbios e sistema de cotutela).
Algumas publicações o GEDRI/LABCIT podem ser visualizadas/baixadas no Academia.edu do GEDRI, no Research Gate ou nos repositórios de dissertações de teses da UFSC e UNESP. O Grupo/Laboratório ainda publica artigos, capítulos de livros, livros que são de interesse notoriamente público.
“Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza” (Gabriel García Márquez)
“A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos, quando apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une” (Milton Santos)
“É preciso sonhar, mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles” (Vladmir I. Lenin)
“Hegel observa em algum lugar que todos os grandes fatos e personagens históricos do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. A história se repete, a primeira vez como tragédia, e a segunda como farsa” (Karl Marx)
“A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas” (Karl Marx)
“A dificuldade real não reside nas novas ideias, mas em conseguir escapar das antigas” (John Maynard Keynes)
“O tempo somente é porque algo acontece, e onde algo acontece o tempo está” (Milton Santos)
“A má índole associada a falta de educação, leva ao racismo, preconceito, e até a marginalidade” (Milton Santos)
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências” (Pablo Neruda)
“Se a realidade representa o que existe realmente, não podemos distingui-la da possibilidade, porque a possibilidade também tem uma existência real”. A possibilidade tem, efetivamente, uma existência real, mas somente como propriedade, capacidade da matéria de transformar-se em condições correspondentes, de uma coisa ou de um estado qualitativo em um outro. Sob essa forma, isto é, como capacidade de transformar-se de um em outro, a possibilidade é um momento da realidade, como existência real. Assim, por possibilidade, entendemos as formações materiais, propriedades, estados, que não existem na realidade, mas que podem manifestar-se em decorrência da capacidade das coisas materiais (da matéria) de passar umas nas outras. A possibilidade, realizando-se, transforma-se em realidade, e é por isso que podemos definir a realidade como possibilidade já realizada e a possibilidade como realidade potencial" (Alexandre Cheptulin)