Publicação de artigo – Algumas reflexões sobre os rumos da educação no Brasil

03/04/2023 19:52

Autores: Márcio Rogério Silveira, Rodrigo Giraldi Cocco e Nelson Fernandes Felipe Junior

Revista: Textos para Discussão - LabCit/GEDRI

Link: https://labcit.ufsc.br/td-publicados/

Resumo: A desvalorização da educação no Brasil tem raízes históricas, relacionando-se à busca por parte das classes dominantes, em reproduzir a força de trabalho sob uma baixa qualidade intelectual, homogeneizando-a e, assim, rebaixando o preço de seu salário. Na educação, o professor detém um papel central, sendo também um potencial conscientizador das massas, outro aspecto inconveniente às classes dominantes. Nessa lógica, quer seja no Ensino Superior ou no Ensino Básico, os professores no Brasil tem sido culpabilizados pelo fracasso escolar e, ao mesmo tempo, forçados a desempenhar um papel de treinamento técnico do aluno para o mercado, em detrimento da importância da educação para uma formação política e crítica. No bojo desse processo, agentes ligados ao imperialismo/neoliberalismo, emanam ações que vão desde a manipulação de teorias pedagógicas, até a imposição de bases curriculares que funcionam como panaceia ante a problemas que são estruturais, como a infraestrutura e o serviço escolares insuficientes na qualidade e na quantidade. “Reformas” curriculares essas que redundam em uma redução dramática de horas de conteúdos clássicos, revivendo a cisão entre a “escola dos pobres”, para reproduzir um exército industrial de reserva alienado e a “escola das classes dominantes”, que preparam para o Ensino Superior. O artigo tem por objetivo debater o status quo da educação brasileira sob múltiplos prismas, buscando assim, tecer analises sobre a totalidade dos problemas que a acometem, destacando que o resultado da depreciação infraestrutural de escolas e universidades produz também uma superestrutura justificadora dessas condições. O resultado do descaso material da atividade educativa não poderia ser outro que não uma depreciação moral do “ser professor” e da própria educação formal.