Publicação de trabalho escrito pelo geógrafo Aziz Ab’Saber

15/12/2023 09:00

Nessa sequência da republicação de textos aparentemente esquecidos, publicados nos mais diversos meios – anais de eventos, periódicos descontinuados, relatórios etc. - trazemos agora a transcrição de uma conferência proferida pelo brilhante geógrafo brasileiro Aziz Ab’Saber.

Trata-se de uma apresentação realizada no âmbito do I Simpósio Nacional de Transporte Ferroviário: história e urbanização, evento realizado na metrópole São Paulo, entre os dias 8 e 11 de setembro de 1988. Intitulado "A repercussão da retaguarda, a modernização por dentro: o papel das ferrovias no Brasil. Contribuição à carta nacional de transportes", o trabalho foi apresentado em meio à promulgação da nova Constituição Federal de 1988. Diversos intelectuais, técnicos e burocratas do setor ferroviário brasileiro expuseram ideias, propostas e sínteses sobre o quadro do transporte ferroviário brasileiro. Entre outras coisas, o foco era trazer contribuições para a constituinte em processo e à chamada “Carta Nacional de Transportes”.

Sobre o geógrafo, Aziz Nacib Ab’Saber nasceu na pequena cidade paulista de São Luiz do Paraitinga em 24 de outubro de 1924, momento de intensa efervescência política e na antessala da Revolução de 1930. Foi professor titular de Geografia Física na Universidade de São Paulo (SP), membro-fundador da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) etc.

Considerado por Armen Mamigonian como um dos grandes geógrafos da geração dos anos 1950 (Armen Mamigonian. Milton Santos e a geração dos geógrafos dos anos 50. Revista Ciência Geográfica. Bauru, v. 2, n. 19, maio/ago. 2001), esteve dedicado às questões de grande complexidade da Geografia ao longo de sua trajetória, articulando de maneira brilhante sociedade, natureza e as diferentes combinações geográficas, para recuperar uma importante noção de André Cholley. Isso tudo com especial atenção para a realidade brasileira e – conforme sua própria proposição – seus tão diversificados domínios morfoclimáticos (Os domínios de natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas, São Paulo, Ateliê Editorial, 2003).

No texto que hoje apresentamos, Ab’Saber trata de modo bastante rico e objetivo da formação da rede ferroviária brasileira. Destaca o papel das ferrovias na organização espacial das regiões do país e seus desdobramentos enquanto motor da dinâmica urbana ao longo das linhas férras.

Nas suas próprias palavras, conforme a conferência transcrita neste número de Textos para Discussão: “Eu sou de uma geração, em que a estrada de ferro tinha uma posição muito especial na vida urbana e na vida regional de nosso país. Eu me lembro, ainda, adolescente, de uma classificação que meus pais e os meus colegas sempre faziam em relação a vida urbana no Brasil, sobretudo, no Brasil do Sudeste, onde eu nasci. Havia uma nítida separação entre cidades que tinham estradas de ferro, que tinham a estação e a ligação com o corpo geoeconômico do país e as cidades que não possuíam estradas de ferro”.

Confira o novo número – v. 4, n. 4 – e os demais Textos para Discussão clicando neste link.