Publicação de trabalho escrito pelo economista Ignácio Rangel

06/11/2023 08:00

Publicação do trabalho intitulado "Maranhão: antigo e novo", de autoria do economista brasileiro Ignácio Rangel (in memorian).

Conforme o resumo do trabalho, ele traz: "Uma breve análise da trajetória histórica do Maranhão, desde os tempos do Império, quando se constituía numa das suas mais ricas províncias, passando por suas atividades de decadência/prosperidade/decadência até às novas perspectivas de tornar-se um grande Parque Industrial concentrado na siderurgia e metalurgia em geral".

Texto originalmente publicado na Revista FIPES, São Luís, v. 4, n. 1, p. 17-25, jan./jun., 1989.

Transcrição e edição feitas por Juan Guilherme Costa Siqueira, aluno do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ignácio de Mourão Rangel ou simplesmente Ignácio Rangel (1914-1994) foi um brilhante pensador da formação social brasileira e seu desenvolvimento econômico, de caráter nacional-desenvolvimentista.

Rangel trabalhou na assessoria dos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Esteve presente nos primórdios do atual BNDES. Também esteve à frente do departamento de Economia do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (ISEB), entre as décadas de 1950 e 1960.

Entre as suas principais contribuições, destaca-se as obras A dualidade básica da economia brasileira (1957), Elementos de economia do projetamento (1959), A inflação brasileira (1963) e Economia: milagre e anti-milagre (1985).

Acesse este e outros Textos para discussão neste link.