Ciclo de entrevistas no LabCit
Diversas entrevistas vêm sendo realizadas no âmbito das pesquisas desenvolvidas no LabCit. Enquanto aspecto fundamental do trabalho do geógrafo, constituindo-se como elemento do trabalho de campo, fundamental ao conhecimento do mundo, da realidade concreta, as entrevistas são importantes para o contato com agentes que produzem ideias, leis, normas, concepções etc.
No caso dos transportes públicos, tema das entrevistas recentes, o trabalho objetiva conhecer e analisar eventos importantes, produzidos no âmbito do Estado – e suas ações de administração dos serviços de utilidade pública, planejamento territorial dos mesmos etc. – ou de empresas privadas operadoras de sistemas de transporte de passageiros.
Entre as atividades, aponta-se a entrevista com a convidada Lúcia Maria Mendonça, engenheira civil com vasta experiência na área dos transportes públicos. A entrevista foi realizada no dia 10/07. Seu trabalho técnico originou-se no extinto GEIPOT (Empresa Brasileira de Planejamento de Transportes) [1]. Posteriormente, trabalhou na área do transporte público na Prefeitura Municipal de Florianópolis. Em anos recentes, foi assessora técnica de trânsito, transporte e mobilidade pelo Ministério das Cidades/Denatran, coordenadora geral de captação de recursos do Ministério dos Transportes, coordenadora geral de acompanhamento e avaliação do Ministério dos Transportes, monitora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) pelo Ministério dos Transportes, sendo responsável pelas obras da BR-230 (transamazônica) no Pará e gerente do PAC Médias Cidades, Pacto da Mobilidade e PAC Pavimentação no Ministério das Cidades.
O tema da entrevista foi pautado em questões candentes da atual conjuntura do desenvolvimento econômico-social brasileiro e os serviços de utilidade pública, tal como os transportes públicos. Entre os tópicos, cabe destaque à proposta do Sistema Único de Mobilidade (SUM) [2], as políticas municipais de isenção parcial ou total da tarifa (ex.: projetos de "Tarifa Zero") [3] e a trajetória histórica de política pública federal nos transportes coletivos de passageiros.
Todos esses tópicos – e outros tratados na entrevista – são de importante aprofundamento. Os sistemas de transporte público são concebidos aqui enquanto uma atividade econômica enquadrada como serviço de utilidade pública. A despeito de sua relevância para o desenvolvimento e reprodução sociais, seu estado atual configura-se como altamente estrangulado, carente de investimentos em inovações institucionais, técnicas e operacionais; enfim, amplos elementos que também atribuem a tal atividade a capacidade de servir para a criação de novos dinamismos setoriais na economia brasileira e sua produção industrial e de serviços especializados [4]. Para tanto, os estudos geográficos demandam a necessária investigação de sua trajetória histórica de formação e desenvolvimento. Aí reside o papel inadiável do trabalho de campo e, enquanto componente, a realização de entrevistas estruturadas, semiestruturadas ou com livre roteiro. É, portanto, uma atividade de suma importância para o desenvolvimento do conhecimento novo sobre um tema substancial à realidade brasileira e ao progresso científico no âmbito do laboratório.
[1] Página eletrônica remanescente do GEIPOT disponível em: http://geipot.gov.br. Acesso em: 14 jul. 2024.
[2] Sobre o tema, diversas notícias comentam sobre o tema. A exemplo, no Brasil de Fato, Sistema Único de Transporte é possível no Brasil? disponível em: https://www.brasildefatopr.com.br/2023/09/29/sistema-unico-de-transporte-e-possivel-no-brasil. Acesso em 14 jul. 2024. Ainda, capitaneando o tema no país, o Deputado Federal por São Paulo, Jilmar Tatto (PT) comenta sobre o assunto em Tarifa zero: Jilmar Tatto defende sistema único de mobilidade em todo o país, disponível em https://ptnacamara.org.br/tarifa-zero-jilmar-tatto-defende-sistema-unico-de-mobilidade-em-todo-o-pais. Acesso em 14 jul. 2024.
[3] País chega a 84 cidades com passe livre pleno no transporte coletivo (disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2023-10/pais-chega-84-cidades-com-passe-livre-pleno-no-transporte-coletivo. Acesso em 14 jul. 2024).
[4] A tese de doutorado do Prof. Dr. Rodrigo Giraldi Cocco (UFSC) tratou precisamente deste tema, estando disponível em nossa página no portal Academia.edu (link) e no Repositório Institucional da UFSC (link). Por fim, central para o tema e base para a compreensão no Brasil, o trabalho – entre dezenas – do economista Ignacio Rangel intitulado Recursos ociosos e ciclo econômico: alternativas para a crise brasileira é de suma importância, acessível neste link.