Pesquisadora do LabCit e GEDRI compõe comissão para VLT em Cuiabá

20/01/2024 16:15

Fonte: BS News Notícias/divulgação.

No presente, com a chegada do presidente Lula ao seu terceiro mandato, temos o cenário de uma nova rodada de investimentos em todo o território nacional, em áreas fundamentais como de transporte público, infraestrutura urbana, transição energética, educação etc. Trata-se do novo PAC, buscando o êxito dos programas anteriores - Programa de Aceleração do Crescimento I (2007) e II (2010). No Novo PAC, os investimentos deverão atingir o montante previsto de R$ 1,7 trilhão até 2026 e R$ 320,5 bilhões depois desse ano.

Diante disso, em Cuiabá, capital mato-grossense, o projeto do VLT Cuiabano compõe um importante investimento pleiteado pelo governo municipal. Focado na condição de importante investimento para a implementação de novas tecnologias de transporte coletivo, busca efetivar o uso de obras ociosas já implementadas no município.

Na equipe técnica envolvida no projeto do VLT Cuiabano, a pesquisadora Janete Ely, que participa do LabCit e do GEDRI, desenvolve o trabalho de consultoria técnica especializada na área de infraestrutura de transporte e logística. Economista de formação e mestre em Geografia, a pesquisadora atualmente desenvolve seu doutorado na UFSC, sob orientação do professor Márcio Rogério Silveira, enfocando nos investimentos em infraestrutura na escala nacional.

Janete defendeu sua dissertação de mestrado em Geografia no ano de 2017, trabalho que focou nos impactos de investimento em infraestruturas no estado de Santa Catarina. O trabalho, intitulado "Impactos dos investimentos em infraestruturas de transportes em Santa Catarina", está disponível neste link.

Para maiores informações, acesse a notícia disponível em BS News Notícias.