A FALTA DE NACIONALISMO E A IMINÊNCIA DO GOLPE NEOLIBERAL NO BRASIL

12/03/2016 13:00

Diante do agravamento da crise política brasileira, cresce a possibilidade do impeachment da presidenta Dilma Rousseff. A pressão especialmente do setor financeiro para a retomada plena da política neoliberal no país é apoiada pela imprensa golpista e antinacionalista (Globo, Bandeirantes, SBT, Grupo Abril etc.). O desejo de retirar o PT do governo é voraz e se expressa por um apoio popular cada vez maior, sobretudo da elite e classe média. E os jovens, como se inserem nesse processo? Parece que mesmo aqueles que cursam o ensino superior público estão cada vez mais contaminados pelo conservadorismo e pelo discurso ambiental midiático. Ideias que ratificam a desigualdade, ao invés de propor mudanças sociais e econômicas importantes no âmbito regional e nacional.

As ideias equivocadas do livre mercado e das “possibilidades infinitas” da iniciativa privada permeiam estudantes e profissionais especialmente de cursos e áreas técnicas, ou seja, acríticas e despolitizadas. Haja vista a quantidade expressiva de votos que receberam o Aécio Neves e a Marina Silva dos eleitores mais escolarizados nas eleições de 2014. Soma-se ainda, um certo desinteresse e despreocupação em relação ao conturbado contexto político e econômico do país.

No que tange aos grupos de menor renda e escolaridade, estes são facilmente manipulados pela mídia golpista brasileira, agravado pelo fato da recessão interna – com impactos negativos no emprego e na renda – reduzir ainda mais o apoio em relação ao governo Dilma. É comum na história o fortalecimento de setores e partidos de extrema direita e antinacionalistas, movimentos xenofóbicos, forte protecionismo econômico etc. em momentos de crise econômica endógena e exógena. Parece que se criou uma necessidade urgente de mudança, porém pautada no retrocesso das conquistas sociais e econômicas a partir do governo Lula.

Concessões e privatizações equivocadas e indiscriminadas, enfraquecimento do planejamento e dos investimentos, elevação do desemprego, queda da renda, aumento da desigualdade social e outros, são características da política neoliberal. Essa assolou a sociedade e a economia brasileira na década de 1990 (governos de Fernando Collor e Fernando Henrique Cardoso) e pretende retornar talvez com mais força ainda, prejudicando sobremaneira a classe trabalhadora.

Destaco que um possível golpe e a inserção violenta da política neoliberal no país resultarão em reflexos negativos não somente no Brasil, mas em todo o Mercosul, pois nossa economia voltar-se-á fortemente para o centro capitalista, especialmente para os Estados Unidos e União Europeia, em detrimento dos fluxos Sul-Sul (periferia-periferia). O enfraquecimento do Mercosul prejudicará o efeito multiplicador em diversas economias, o comércio intrabloco e o fortalecimento geopolítico regional. Dessa maneira, uma reaproximação com os Estados Unidos permitirá aumentar a influência imperialista no Brasil e na América do Sul, fato que intensifica a oligopolização estrangeira na economia brasileira.

O discurso de combate à inflação estrangulando o emprego, a renda e o consumo – inerente ao discurso da economia ortodoxa/monetária – é reproduzido diariamente em diversos meios de comunicação do país. Todavia, desconsidera os ensinamentos rangelianos de combater a inflação gerando demanda efetiva na economia, mitigando a capacidade ociosa e enfraquecendo monopólios/oligopólios estrangeiros controladores de preços. O discurso neoliberal utiliza argumentos falhos, pois em momentos de crescimento da economia brasileira (juglarianos positivos) reduzia-se a inflação, contudo, em contextos recessivos ocorria uma elevação da mesma.

E a operação Lava Jato? Essa obviamente é uma das principais estratégias dos partidos e setores golpistas, sendo liderada pelo juiz Sérgio Moro. A justiça em geral e a operação Lava Jato de imparciais não tem nada, ou seja, representam interesses político-partidários (PSDB, DEM, PV etc.) e financeiros. Ademais, a tentativa desesperada de prisão do ex-presidente Lula pelo Ministério Público de São Paulo expressa essa massa de manobra para retirar o PT do governo e inviabilizar a possível candidatura de Lula nas eleições em 2018.

A Lava Jato na verdade faz mais mal do que bem ao país, visto que muitas obras de engenharia estão paralisadas devido às impossibilidades jurídicas, especialmente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Nordeste. Milhares de trabalhadores ficaram desempregados com a interrupção da duplicação da BR-101, da construção da ferrovia Norte-Sul e Transnordestina, entre outros. Não se pode misturar as prisões e condenações de pessoas com prejuízos ao emprego da classe trabalhadora, especialmente em uma região onde a construção civil exerce uma função vital na distribuição de renda.

Por fim, quero destacar que afirmava contundentemente que o Brasil possuía uma democracia neoliberal (representada principalmente pela Constituição Federal de 1988), entretanto, acho que estava enganado, pois, diante da iminência do golpe, na verdade nem temos uma democracia. Nesse momento conturbado da política e da economia nacional, penso na falta que fazem nacionalistas como Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Leonel Brizola e outros. O pior é que diversas vezes integrantes do PSDB e DEM afirmaram a existência de ditadura na China e que os irmãos Castro, em Cuba, e o Chavismo, na Venezuela, realizaram sucessivos golpes contra a democracia. Quanta hipocrisia e mentira!

Tags: BrasilCriseEconomiaGlobalizaçãoGovernoLula e DilmaReestruturação econômicaUrbanização